Pesquisar neste blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Brasil Entra Na Segunda Guerra Mundial

Hoje abordaremos um fato ocorrido em:

22 de Agosto de...

22 de Agosto de 1942! O Brasil entra definitivamente na Segunda Guerra Mundial! É isso mesmo, o Brasil participou significativamente da 2° Guerra Mundial. Como isso se deu? Com a doação, para seus aliados, de mísseis, aviões de guerra, soldados e tanques? Digamos que o Brasil na década de 1940 não possuía um poder tão grande de guerra como exposto acima, até porque a maioria da população era pobre e estava enfrentando uma série de problemas internos, como analfabetismo crônico e falta de saneamento básico.
Mas então por que nosso país participou da guerra? Como participou da guerra? Bem, Quando a guerra transformou-se numa guerra total, dispostos a interceptar remessas de alimentos e matérias-primas para a Inglaterra e os Estados Unidos, os nazistas, sem nenhuma declaração formal de guerra, empreenderam uma campanha submarina no Atlântico, na qual atacaram, de 15 a 17 de agosto de 1942, cinco navios brasileiros (Baependi, Itajiba, Araraquara, Aníbal Benévolo e Araras).
Este ataque obrigou o governo brasileiro a abandonar a neutralidade que vinha mantendo. Durante a II Reunião de Consulta dos Chanceleres Americanos, realizada no Rio de Janeiro, em janeiro de 1942, foi anunciado o rompimento das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com a Alemanha, a Itália e o Japão. No dia 22 de agosto Getúlio Vargas reuniu o ministério para a declaração de guerra à Alemanha e à Itália. Foi iniciada a mobilização geral e foram tomadas providências para o aumento da produção agrícola e da indústria extrativa de matérias primas estratégicas.
O Brasil ajudou seus aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e ex-União Soviética) com matérias-primas, especialmente a borracha, patrulhando o Atlântico com navios, enviando pilotos da Força Aérea e uma força expedicionária para lutar na Itália ocupada pelos nazistas.  A população civil brasileira também sentiu os efeitos da guerra, sofrendo racionamento de alimentos e de combustível, o que obrigava as famílias a enfrentarem longas filas para comprar pão e, por causa da escassez de gasolina, a equipar automóveis para serem movidos a gasogênio (a partir de carvão vegetal).  
O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente da Segunda Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) permaneceu na Itália cerca de 11 meses, dos quais quase oito na frente de luta, em contato permanente com o inimigo.



Por: Marcos Evaldt


Nenhum comentário:

Postar um comentário