Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Guerra do Vietnã


BANDEIRA DO VIETNÃ
         Olá meus caros leitores, seguidores e todos os visitantes do QUERO HISTÓRIA na net. Hoje vamos falar sobre a Guerra do Vietnã. E antes que vocês saiam correndo, digo-lhes que tentaremos passar esse conteúdo de uma maneira simplíssima, de modo com que vocês se sintam à vontade com a matéria, e o mais importante, de modo com que vocês consigam entender ao menos essa parte resumida da guerra, parte essa que passaremos agora.
Muito se fala na Guerra do Vietnã, que ela foi marcante para o século XX, mas dificilmente é visto algo, inclusive na mídia, que resuma esse fato histórico, que seja direto e breve do ponto de vista explicativo. Então vamos começar falando sobre o Vietnã como país na atualidade, com o objetivo de nos ambientarmos e daí partirmos mais apegados a ele para o assunto “guerra”. O Vietnã é localizado no Sudeste da Ásia, faz fronteira com o Laos, Camboja e China. Sua capital é a cidade de Hanói. Veja mapa abaixo:


O país tem uma população de aproximadamente 86 milhões. A língua oficial do país é o vietnamita. Tradicionalmente o francês era falado como segunda língua, no entanto o inglês está substituindo ela. O Chinês é falado no norte. Dados curiosos são encontrados na religião, onde a grande maioria da população não possui crença: Nenhuma: 80.8%, Budista: 9.3%, Católica: 6.7%, Hoa Hao: 1.5%, Cao Daí: 1.1%, Protestante: 0.5% e Islã: 0.1%. Com relação à economia, o Vietnã é uma das economias em desenvolvimento mais rápidas do sudeste asiático. Entre 1986-1997 o país deu passos significativos para reduzir a linha de pobreza e alcançar crescimento econômico.
CONFIGURAÇÃO DA INDOCHINA
Mas então o que levou esse aparente simpático país a suportar em seu território durante muitos anos uma terrível guerra? Bem, precisamos inicialmente entender o contexto vietnamita nos anos 1940 e 1950, onde Laos, Vietnã e Camboja faziam parte de uma região conhecida como Indochina e estavam sobre o domínio francês e queriam a independência. Portanto notemos ai que o Vietnã era uma colônia francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial o Japão ainda viria a ocupar seu território, ainda de dominação francesa.  
Em 1945, ao terminar a guerra, em Hanói, atual capital do Vietnã, foi proclamada a República Democrática do Vietnã, com Mmli na presidência. Como a França não reconheceu a independência e atacou o norte do país, o governo de Ho Chi Minha iniciou a guerra de guerrilhas e acabou derrotando os franceses em 1954. Nesse mesmo ano, em Genebra, Suíça, realizou- se uma conferência, da qual participaram Estados Unidos, União Soviética, França e República Popular da China, com a finalidade de pôr fim à Guerra da Indochina. Nessa conferência, decidiram-se as independências do Laos e do Camboja e a divisão do Vietnã em duas partes: Vietnã do Norte, socialista, governado por Ho Chin Minh e Vietnã do Sul, capitalista, governado por Ngo Dinh-Diem.
Portanto notemos também que o Vietnã tornou-se independente, porém ficou dividido pelos ideais políticos. Isso seria um dos motivos da famosa Guerra do Vietnã. Essa divisão ficou acordada de valer até as eleições para a unificação do país, em 1956, mas Ngo Diem organizou um golpe militar no qual tornou-se ditador. Cancelou as eleições, proclamou a Independência do Sul, brigou com os budistas, perseguiu nacionalistas e comunistas e seu governo foi marcado pela corrupção. Os americanos o apoiaram, porque estavam convencidos de que os nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh ganhariam as eleições e isso não era bom; pois se os comunistas ganhassem, acabariam influenciando outras nações a segui-los. Sacanas esses norte-americanos, hein! Os EUA colaboraram com o Vietnã do Sul mandando armas, dinheiro e militares. Isso fez com que surgissem os movimentos de oposição: Frente Nacional de Libertação (apoiados pelo Vietnã do Norte) juntamente com o seu exército Vietcong. 
GOLFO DE TONQUIM
Os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte. Porém, depois que algumas embarcações americanas foram bombardeadas no Golfo de Tonquim, em 1965, o então presidente Lindon B. Johnson ordenou bombardeios de represália contra o Vietnã do Norte. Esse fato marcou a entrada dos EUA na guerra. Durante os conflitos os norte-americanos sofreram com florestas fechadas e a experiência de guerrilha de seus opositores, os Vietcongs, como eram chamados os guerrilheiros comunistas. Em 1968, as tropas do norte e os vietcongs ocuparam inclusive a embaixada americana em Saigon. Isso fez com que os americanos sofressem sérias derrotas.
VIETCONGS
Muitas manifestações foram feitas em todo o mundo contra a participação dos EUA na guerra, que em alguns ataques utilizou inclusive armas químicas. Jovens protestavam nas ruas pela retirada dos EUA na guerra e o retorno imediato das tropas. Os americanos se retiraram do conflito em 1973; porém, a guerra só foi encerrada de fato em 30de Abril de 1975, pois ainda havia alguns conflitos contra o norte. Calcula-se que a guerra deixou mais de 1 milhão de mortos. DEU-SE ENTÃO A VITÓRIA DO VIETNÃ DO NORTE! A VERGONHA NORTE-AMERICANA!
A reunificação do Vietnã deu-se em 2 de Julho de 1976 sob o regime Comunista, e passou a se chamar República Socialista do Vietnã.

FONTES
http://www.pacificprime.com/pr/countries/vietnam/about/ 



Por Marcos Evaldt


Nenhum comentário:

Postar um comentário