Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Recolhendo o lixo


Aqui vai outra dica de aula a ser feita com os alunos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Este planejamento pode ser feito com qualquer disciplina, mas adequa-se perfeitamente aos conteúdos de geografia (desenvolvimento sustentável), sociologia, filosofia e história (consumismo).

O professor, aproveitando o conteúdo trabalhado nos componentes curriculares acima expostos, pode relacioná-lo ao meio ambiente. Pretende-se, com esta (s) aula (s), conscientizar os alunos com relação ao lixo produzido pela sociedade de consumo atual, a qual, de forma desenfreada, trabalha para comprar e, com isso, trabalha para pagar suas dívidas, num ciclo frenético. A consequência disso, muitas vezes, é a produção em larga escala de lixo industrial, aquele que levará séculos e até milênios para se deteriorar. Um exemplo relevante são as sacolas plásticas, que são, muitas vezes, as causadoras de entupimento de bueiros nos centros urbanos.

A aula consistirá, primeiramente, em uma metodologia que leve à conscientização discente quanto aos problemas ambientais concretos na atualidade. A parte ativa dos alunos será da seguinte forma: no decorrer de uma semana (ou duas, ou 1 mês, a depender da ideia do professor), o aluno deverá NÃO descartar para a lata de lixo todo o material que seria descartado sem o pedido desta atividade. Exemplo: ao comer uma bala, o aluno deverá pôr a embalagem dela dentro de um saco plástico ou qualquer outra bolsa. Ao comer uma banana, o aluno deverá pôr a casca em uma sacola específica para os lixos orgânicos. Ou seja, ele deverá amontoar todo o seu lixo seco, no decorrer de uma semana, em uma embalagem apenas. Assim o fará com o lixo orgânico.


Em um dia pré-determinado, os alunos trarão seus lixos. Será feita uma análise de cada monte e conversado sobre as consequências do descarte errado do lixo. Poderá ser falado dos problemas ambientais que afetam as grandes cidades brasileiras, bem como das soluções para estes problemas: separação dos lixos seco e orgânico, não jogar lixo no chão, cobrar do Poder Público a coleta de resíduos etc..

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário