Pesquisar neste blog

terça-feira, 24 de maio de 2016

A queda do Império Romano do Ocidente e o início da Idade Média

Império Romano em sua extensão máxima
(em: www.bussolaescolar.com.br)

O início da chamada Idade Média representou o fim de outra era: o domínio do Império Romano do Ocidente. Por volta do ano 100 d.C, o Império Romano abrangia aproximadamente metade da Europa, o Norte da África e parte do Oriente Médio. A arrecadação de impostos garantia a manutenção de um poderoso exército, que protegia as fronteiras e mantinha a ordem social. As cidades imperiais eram interligadas por estradas: as hoje famosas "estradas romanas". Vale lembrar que as cidades eram mantidas principalmente pelo excedente agrícola produzido por escravos. 

Mas enfim, o que levou o Império Romano a entrar em uma crise e uma posterior queda? Bem, vejamos alguns motivos pelos quais o Império declinou:

àCrise do escravismo: os romanos escravizavam muitas pessoas, entre elas, os derrotados nas guerras de conquista. Quando o Império Romano interrompeu sua expansão e deixou de promover guerras de conquistas, por volta do ano 100, o número de escravos caiu consideravelmente. Como o escravismo era a base dos pilares da riqueza romana, a falta de escravos gerou uma grave crise econômica.
àRuralização da economia: houve um enfraquecimento de atividades como a produção artesanal e o comércio. A consequência foi que milhares de pessoas ficaram sem trabalho e começaram a deixar as cidades para viver sob a proteção de grandes proprietários de terras. Assim, o meio rural começou a se tornar mais importante que o meio urbano.
àInvasões bárbaras: com a crise econômica, o Estado Romano deixou de arrecadar vários impostos. Com isso, faltou recurso, inclusive, para a manutenção do exército. Com essa situação, o Estado Romano fez alianças com os povos germânicos (bárbaros) que já ocupavam as fronteiras do Império. Além disso, os germânicos começaram a ser incorporados ao exército romano.

A divisão do Império Romano

Odoacro depondo Rômulo Augústulo
(em: drakkar.galeon.com)
Com as dificuldades de administração, o governo romano, no ano de 395, dividiu o império em duas partes: o Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla. Essa divisão foi feita pelo então imperador romano Teodósio.
Lembrando que durante tudo isso, os povos germânicos estavam pressionando as fronteiras, principalmente do norte do Império, intensificando a ocupação.

Roma é conquistada no século V, a cidade de Roma foi conquistada pelos povos bárbaros, liderados por Odoacro, os quais depuseram o então imperador romano Rômulo Augústulo. 
Tem-se, com isso, segundo os historiadores, o início do que hoje se entende por Idade Média, período que durou cerca de 1000 anos, do século V ao XV. 

BIBLIOGRAFIA:

PELLEGRINI, Marco César. DIAS, Adriana Machado. GRINBERG, Keila. Vontade de saber história, 7º Ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.

http://drakkar.galeon.com/. Acesso em 24/05/2016.

http://www.bussolaescolar.com.br/historia_geral/imperio_romano.htm. Acesso em 24/05/2016.

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário