Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Última Parte da Entrevista: publicações do professor Sergio


Um bom dia a todos os leitores do blog. Hoje a postagem refere-se à última parte da entrevista realizada com o professor Sergio, que, encontrando-se aposentado da função de docente, dedica-se agora à pesquisa.
Como dito nas postagens anteriores, dentre as muitas atividades importantes que realizou na região onde mora (Litoral Norte Gaúcho), destacam-se as suas participações no projeto Enciclopédia dos Municípios do Rio Grande do Sul (DVD, 2002), onde sua ênfase neste projeto foi em questões históricas do município de Maquiné e no evento Raízes, que, relembrando:

O Raízes, evento que promove o encontro e debates entre os 77  municípios originários de Santo Antônio da Patrulha [...]. Realizado a cada ano em um município descendente de Santo Antônio [...] que está entre as quatro mais antigas do estado . De 1990 até hoje, o evento Raízes já visitou 18 municípios originários. (Em http://portal.cnm.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=138839).

Relacionado ao Raízes, Sergio, na entrevista, enfatizou e forneceu inclusive cópia de suas participações em Raízes de Capão da Canoa, Raízes de Osório e Raízes de Santo Antônio da Patrulha: mulheres patrulhenses fazendo história II.
Em Raízes de Capão da Canoa, o título do trecho de sua participação foi o seguinte: “Maquiné e Capão da Canoa: Irmãos que fazem História”. Em seu texto, baseado em muito estudo regional, Sergio enfatiza a harmonia, na década de 1950, entre os então distritos, quando as duas localidades se abraçaram economicamente, turisticamente e esportivamente:

Enquanto Capão da Canoa desenvolvia seu potencial turístico, Maquiné com suas terras férteis e uma população laboriosa abastecia a praia com produtos coloniais e depois passa a produzir tijolos e telhas em larga escala, tendo Capão da Canoa como maior centro consumidor. [...] Os jogos de futebol entre as equipes de Maquiné e Capão da Canoa, normalmente eram realizadas aos domingos, porém a viagem da equipe visitante ocorria no sábado, pois à noite haveria baile de confraternização.(BARROSO, 2004).

1945 - embarcação no trecho Maquiné-Osório (1)
Já em Raízes de Osório, o trecho de participação do nosso entrevistado ganhou por ele o nome de “Maquiné – Osório: Laços Históricos. Nesta publicação, embasada em sua pesquisa, Sergio enfatiza os laços históricos que envolvem Maquiné e Osório, desde a época em que este último, ainda denominado Conceição do Arroio, emancipa-se de Santo Antônio da Patrulha, em 1857, tornando Maquiné seu distrito.
Vejamos alguns trechos interessantíssimos, instigantes e mágicos desta publicação:

[...] Outra alternativa para as pessoas chegarem de Maquiné a Osório, ou vice-versa, a pé ou a cavalo era atravessando o “Morro da Vigia”, cujo atalho se iniciava na localidade de Despraiado e terminava em Aguapés, encurtando o caminho em vários quilômetros. [...] O serviço de Correios entre Barra do Ouro, Maquiné e Osório era feito por um estafeta que transportava em burros e entregava a correspondência nos postos de Correios existentes nos distritos. [...] Em 1922, foi criado o porto fluvial de Maquiné, mantido pelo DEPREC, órgão público estadual. Com a abertura dos canais ligando as lagoas já podia ser feito o transporte de passageiros e cargas até o porto lacustre de Osório. [...] Por volta de 1950, surge a primeira linha de ônibus entre Maquiné e Osório[...]. (BARROSO, 2004).

1926 - local do atual centro de Maquiné.  (2)
E em Raízes de Santo Antônio da Patrulha: mulheres patrulhenses fazendo história II, a parte de Sergio Antonio Dalpiaz recebe o título de “Maquiné: um antigo povoado de Santo Antônio da Patrulha através das atas da Câmara Municipal (1836-1857)”.
Em sua pesquisa para esta publicação, professor Sergio “investiga” as atas da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha cujos textos citavam Maquiné. Uma excelente ideia que resultou em uma excelente historiografia. Vejamos alguns trechos de sua publicação neste livro:

Antes da Proclamação da República, os municípios eram governados pelas Câmaras Municipais. Essas não apenas legislavam sobre as posturas, mas tinham inúmeras atribuições, tais como: fazer cumprir as Leis do Império e da Província, cobrar impostos, ordenar despesas, executar obras públicas, atender ou não pedidos de providências dos Juízes de Paz e outras. [...] Ao analisarmos parte da transcrição das atas da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, período de 1836 até a emancipação do Distrito de Conceição do Arroio, em 1857 [...] comprovamos a existência de Maquiné como povoado integrante desse município. As atas correspondentes aos anos de 1809 a 1835 foram destruídas durante a Revolução Farroupilha. Uma perda irreparável! (BARROSO, 2012).

Estas foram apenas algumas demonstrações do trabalho do professor Sergio. Digamos que um aperitivo antes de um profundo estudo que objetive o conhecimento da região. Deixa-se claro que as publicações abordadas referem-se à região do litoral norte gaúcho, porém, você leitor e residente de outras regiões não sinta-se desvalorizado com tal entrevista, mas, em uma perspectiva futura, que estas postagens sirvam de impulso para a procura do conhecimento sobre SUA região.
E quanto ao professor Sergio Antonio Dalpiaz, deixo os meus mais sinceros agradecimentos, pois a contribuição que ele deu ao blog exemplifica e caracteriza o pesquisador humilde que é, apesar de toda a sua fama no cenário historiográfico gaúcho. Obrigado.

FONTES: (Inclusive das imagens)

BARROSO, Vera Lucia Maciel; LUCK, Fernando. Raízes de Santo Antônio da Patrulha: mulheres patrulhenses fazendo história II. Porto Alegre: EST, 2012. 

BARROSO, Vera Lucia Maciel; ESPÍNDOLA, Luís André; FLORENTINO, Renata Feldens. Raízes de Capão da Canoa. Porto Alegre: EST, 2004.


BARROSO, Vera Lucia Maciel; KLEIN, Ana Inez; SCHOLL, Marly. Raízes de Osório. Porto Alegre: EST, 2004. (fonte também das imagens 1 e 2).

Professor Sergio Antonio Dalpiaz.

http://portal.cnm.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=138839.

Por Marcos Evaldt de Barros



Nenhum comentário:

Postar um comentário