Pesquisar neste blog

sábado, 13 de julho de 2013

O Resgate da História do Litoral Norte Gaúcho: saiba onde pesquisar

Bom dia caríssimos leitores!
Historiador Sergio Antonio Dalpiaz
Esta postagem será a primeira de uma série que abordará questões históricas de Santo Antônio da Patrulha e seu desmembramento. E nesta primeira postagem, mais do que um conhecimento histórico, tentar-se-á passar o modo de como poderá ser adquirido este conhecimento. A série baseou-se em uma aquisição de materiais e entrevista fornecida por Sergio Antonio Dalpiaz, residente no município de Maquiné. Sergio é aposentado na função de docente em História, frequentou curso de suficiência na UFRGS, em 1969, e atualmente dedica-se à pesquisa.
Alguns registros fotográficos que foram fornecidos por Sergio encontram-se na página do Quero História na net no Facebook. Acesse: https://www.facebook.com/querohistoria?ref=hl.
A entrevista foi realizada no dia 08 de Julho deste ano, e contou com uma simpatia enorme do entrevistado, que acolheu o entrevistador (eu!) com muito carinho e disposição. Sergio prontificou-se a ajudar novamente quando fosse necessário.
Sergio participou do projeto Enciclopédia dos Municípios do Rio Grande do Sul (DVD, 2002). Sua ênfase neste projeto foi em questões históricas do município de Maquiné.
DVD Enciclopédia dos Municípios do Rio Grande do Sul
Segundo Sérgio Antonio Dalpiaz, em 1809, foram criados os primeiros municípios do Rio Grande do Sul, num total de quatro: Rio Pardo, Rio Grande, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha. Os municípios que hoje fazem parte do Litoral Norte têm suas origens em Santo Antônio da Patrulha. Osório, por exemplo, foi emancipado somente em 1857; Maquiné apenas em 1992 (já fazia parte de Osório e não mais de Santo Antônio da Patrulha). 
Com Osório emancipando-se em 1857, Maquiné passa a ser um povoado deste último, tornando-se distrito apenas em 1914. (Por Sergio Antonio Dalpiaz). 
Raízes 2009: 200 anos de criação
do município de Santo Antônio da Patrulha
Estas e várias outras questões históricas e curiosas da região podem ser encontradas também nas publicações de Raízes, evento de ideia da historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso, e que também ganhou forma em vários livros, cujo objetivo principal  é o resgate histórico dos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha. Observação importantíssima: O Raízes possui inúmeras participações de Sergio Antonio Dalpiaz, como por exemplo em Raízes de Capão da Canoa, Raízes de Osório e Raízes de Santo Antônio da Patrulha. As próximas postagens abordarão sua participação nessas publicações.
Entenda mais o Raízes:
"O Raízes, evento que promove o encontro e debates entre os 77  municípios originários de Santo Antônio da Patrulha [...]. Realizado a cada ano em um município descendente de Santo Antônio [...] que está entre as quatro mais antigas do estado [...] 2009 marca os 20 anos e a 3ª edição no município. As duas outras edições foram realizadas nos anos de 1990 e 1999. [...] Segundo sua idealizadora, a Historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso, a idéia pertence sim à região. Vera afirma que a região nordeste do Rio Grande do Sul, em sua história é hoje a mais pesquisada e estudada em todo o estado. De 1990 até hoje, o evento Raízes já visitou 18 municípios originários.  A historiadora relembra que o evento tem a ideia de perceber e reconhecer a importante história que Santo Antônio da Patrulha, assim como Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo tiveram naquela época, quando da criação de suas Câmaras de Vereadores, fundamentais para a formação e definição de um estado gaúcho concretizado." (Em http://portal.cnm.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=138839)

Portanto, desde 1990 o Raízes vem se aprofundando em questões históricas da região e não deixando o passado ser apagado.
Em breve as novas postagens abordarão, de fato, um estudo histórico da região, com vários registros fotográficos e ensinamentos do mestre Sergio Antonio Dalpiaz.
Aguardem!
Até a próxima.

FONTES CONSULTADAS:
http://portal.cnm.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=138839

Sergio Antonio Dalpiaz - pesquisador.

Por Marcos Evaldt


Um comentário:

  1. Prezado Marcos

    Sou natural de Palmares do Sul. Tenho um texto na forma de um ensaio meu, ainda inédito. Leva o título título Quatro irmãs e Quatro Quilombos no litoral norte gaúcho de Osório (Morro Alto) até Mostardas no Quilombo da Casca. Entre estes temos os quilombolas da Costa da Lagoa e do Limoeiro. Todos os quilombolas vinculados a um mesmo clã familiar na região. Alem do contexto social e histórico mais especificamente o ensaio foca as questões genealogicas.

    ResponderExcluir