Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Competição em sala de aula

Uma dica interessante de aula para realizar com turmas de Ensino Fundamental (e por que não com o Ensino Médio) é aquela famosa “aula-competição”.  Geralmente dá muito certo.
É aconselhável fazê-la após a passagem dos conteúdos, como uma forma de revisão geral.  Na maioria das turmas em que esta aula é aplicada, os respectivos alunos sempre pedem mais e mais aulas da mesma forma. Mas é claro que devemos utilizar a competição como uma forma de estimular o corpo discente a estudar e fixar os conteúdos. Geralmente os alunos odeiam “perder” para os outros grupos.

REALIZANDO A COMPETIÇÃO: Divide-se a turma em 3 ou 4 grupos (depende do tamanho da turma e da competição). O professor leva para a aula perguntas objetivas, com 3 ou 4 alternativas a responder (A, B, C e D, por exemplo). No quadro, em slides, ou ditando, o professor passa somente as respostas. Vamos supôr que o professor de matemática elaborou a seguinte pergunta: “quanto é 2 + 2?”. No quadro, o professor escreverá o número da questão e as alternativas que podem ser a resposta desta pergunta. Cada grupo terá 4 plaquinhas (folha de ofício): A, B, C e D. Somente na hora que o professor disser “JÁ” os grupos podem erguer as plaquinhas com apenas uma resposta por grupo: um integrante do grupo fica encarregado de levantar a plaquinha.
Podem ser elaboradas várias regras pelo professor, como por exemplo a perda de pontos sancionada ao grupo que soprar (falar alto) a resposta. Nesta competição, o silêncio é um importante aliado para todos.

E é claro: o professor pode recompensar o grupo campeão com variados prêmios, desde chocolates até pontos no boletim.

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário