Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aprendendo Com a História

Um Ensino De História Além Da Lousa

Esse post vai, é claro, para todos os leitores, mas em especial para os professores, futuros professores e alunos. O título já diz tudo: precisamos atualizar nosso ensino. Enfatizo aqui, obviamente, o ensino de História. Essa questão se faz mais consistente ao nos depararmos com as tecnologias eletrônicas existentes e o acesso que os jovens têm a elas. Relaciono essas “tecnologias eletrônicas” a mini-computadores, celulares, câmaras fotográficas, DVD, MP3, MP4, etc. Ou seja, em meio a todo esse avanço tecnológico, imagine o aluno copiando a mão a matéria da lousa, ou lendo um livro com informações limitadas. Temos de responder urgentemente na prática: as tecnologias adequam-se ao ensino ou o ensino adequa-se às tecnologias? Dando meu ponto de vista, não vejo saída se não a segunda opção, com as formas de ensino adaptando-se às tecnologias.
Portanto creio que têm de ser inventadas práticas pedagógicas que façam a mescla tecnológica-educacional para os “veteranos” professores poderem acompanhar a rapidez contemporânea dos “jovens virtuais”. Os professores têm de adaptar-se ao que o mundo fora da sala de aula exige, essa é a grande verdade. E o que o mundo extra-classe exige? Exige pessoas com facilidade de manuseio em meios tecnológicos atuais, pessoas que além de saber mexer nesses meios, se adaptem às mudanças digitais, que atualmente são diárias. No caso do professor de História, cabe a ele compreender melhor o tempo presente e a realidade dos seus alunos, e a esses oportunizar aulas com instrumentos didáticos que, além de dinamizar as aulas, ainda possuem um certo grau de afinidade com eles, digamos assim. Isso poderia tornar uma aula de História muito mais prazerosa.
Acredito que há muito a ser criado para a melhoria do ensino de História, mas por que não utilizarmos os meios atuais, como por exemplo jogos de vídeo-game? Temos também as salas de cinema, que são poucas as vezes, mas vez ou outra dão espaço para a apresentação de um filme relacionado a certos conteúdos de História. Temos a música, que se analisada, fala coisas relacionadas a sua época. Enfim, são muitas as oportunidades que os professores têm para inovar e gerar o interesse por parte do aluno.
Creio também que antigos métodos têm de permanecer, como por exemplo a leitura, a correção gramatical, a disciplina, etc. Mas creio que paralelo à leitura de livros, por exemplo, o professor possa indicar um bom site para uma “leitura complementar”. Que tal? E muitos dizem erroneamente que com toda  essa tecnologia e transformações diárias que estamos vivenciando, os jovens perderão o respeito com os mais velhos, sentirão um grau de liberdade maior, onde juntamente com a imaturidade poderiam transformar-se em um violão para a juventude; isso seria uma afirmação de que não estamos conseguindo conciliar transformação digital com educação. Proponho às pessoas que pensam conforme citado acima, que pensem na seguinte ideia: conciliar avanço tecnológico com disciplina, ao menos escolar. De que forma? Ora, pra que servem as câmeras nos corredores das escolas? Os registros de frequência escolar computadorizados?
Essas são sim ideias que ainda podem ser tratadas como inovadoras, mas creio que em breve serão discutidas com mais afinco por órgãos da esfera governamental.

Por: Marcos Evaldt


Nenhum comentário:

Postar um comentário